LANÇADO LNB BANDA KU COM FILTRO PARA INTERNET 4G - 22/09/2014.

Flavio Costa | 19:41 | 0 comentários

lnbf-4g-4k


Os brasileiros ainda não estão se mostrando muito preocupados com a interferência causada pela transmissão de internet 4G nas faixas de frequência de transmissão terrestre mais baixas, mas o problema é bem sério e tem tirado o sono dos europeus.

Na Europa estima-se que o 4G, que lá será emitido nas faixas entre 700 Mhz e 800 Mhz, vai interferir tanto na tv digital quanto na tv via satélite. Filtrar a interferência do 4G na tv digital terrestre deverá custar 100 euros por antena afetada, já para a tv via satélite estão surgindo soluções como este LNBF com filtro para o 4G.

A interferência é causada pela banda usada pelos celulares 4G para se conectarem aos repetidores das operados, é a chamada uplink. O Mobile Comunication Repeater pode afetar os LNBs e antenas não filtradas. Dependendo da potência do celular e a distância entre ele e o repetidor, a interferência tem maior ou menor intensidade, sendo que os celulares atuais podem chegar a uma potência de transmissão de 1W.

A interferência nos LNBs é causada na faixa de frequência de 900-950 MHz utilizada por eles, o que pode causa a pixelização das imagens no receptor de satélite.

A operadora de tv por assinatura Canal+, que transmite através dos satélites Astra, deverá ser uma das mais afetadas pelo problema na Europa.

É possível incorporar um filtro LTE nos LNBs já instalados, e os europeus estão de sobre aviso para fazer isto já que a faixa de 800 Mhz deve ser muito afetada pelo 4G.

Mas a Inverto está lançando o primeiro LNB com filtro para 4G LTE já incorporado por um valor muito baixo, 4,80 Euros ou cerca de R$ 16,00. O filtro sozinho chega a custar 100 Euros. O único inconveniente é que o LNBF com filtro 4G da Inverto só é fabricado como single, ou seja, só atende a um receptor.

O LNB da Inverto é do tipo universal e também é otimizado para a receptor de sinal 4K, veja as características dele abaixo, algum dia que não está muito longe ele pode se tornar uma ótima opção para os brasileiros.

Category:

0 comentários