DIFERENÇAS ENTRE OS TIPOS DAS CHAVES DISEQC EXIXTENTES - 20/07/2014.

Flavio Costa | 11:29 | 0 comentários




O Diseqc (Digital Satellite Equipment Control) é um protocolo de comunicação entre o receptor de satélite e dispositivos de multi antenas ou motores diseqc.

Traduzindo, com o Diseqc é possível captar diversos satélites usando apenas um receptor de satélite e ligando a ele diversas antenas ou motores que controlam antenas parabólicas, e o receptor vai conseguir controlar automaticamente a mudança de sinal captado entre um satélite e outro.

O DiSEqC foi desenvolvido pelo provedor de satélites europeu Eutelsat , que atualmente é quem dita os padrões para o protocolo Diseqc.

A chave Diseqc permite comunicação unidirecional e também bidirecional, entre o receptor de satélite e o equipamento que está sendo usando na outra ponta do cabo. Depende do padrão da chave Diseqc para a comunicação ser uni ou bidirecional.

As variações da chave Diseqc são:

Uma série de variações de DiSEqC existem:
• DiSEqC 1.0 , que permite alternar entre até 4 fontes de satélite
• DiSEqC 1.1, que permite alternar entre até 16 fontes
• DiSEqC 1.2 , que permite alternar entre até 16 fontes e controlar um motor de eixo para a antena parabólica
• DiSEqC 2.0 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.0
• DiSEqC 2.1 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.1
• DiSEqC 2.2 , que adiciona comunicação bi -direcional para DiSEqC 1.2

As quatro primeiras variações foram padronizados em fevereiro de 1998, antes do uso geral da televisão digital por satélite .

As versões posteriores são compatíveis com as revisões mais antigas, mas as revisões mais antigas não são completamente compatíveis com os padrões mais novos, e em que esta informação é importante?

Se você tem um receptor de satélite que só é compatível com Diseqc 1.0, não adianta comprar uma chave Diseqc com padrão 1.1 que não vai funcionar nele.

Mas se você tem um receptor de satélite compatível com Diseqc 1.1 ele vai funcionar com chaves Diseqc 1.0 e 1.1.

Abaixo colocamos uma tabela com a compatibilidade entre os padrões aceitos pelos receptores de satélite e as chaves Diseqc.


Compatibilidade Chave Diseqc e Receptores de Satélite



Fonte: GPS.Pesquiza.

Category:

0 comentários