Prepare-se para captar os Feeds da Copa do Mundo direto do satélite Amazonas

Flavio Costa | 12:46 | 0 comentários



Você sabe o que é um Feed no satélite?

Feed é uma transmissão ocasional feita através do SATÉLITE por alguma emissora, transmissão está que é destinada a interligar o local de algum evento, geralmente transmitido ao vivo, com a central de edição de imagens da emissora.

Explicando de forma simples, se está acontecendo um jogo de futebol, a emissora precisa primeiro interligar o estádio de futebol com a sua central de edição de imagens para somente depois de ela intervir nesta imagem, a imagem ser liberada para os telespectadores.

Você já deve ter reparado que fora do estádio de futebol, em dias de jogos, ficam aquelas vans das emissoras de tv equipadas com antenas parabólicas no teto das vans. Dentro destas vans há um mini estúdio de corte e edição das imagens que estão sendo captadas no estádio, é uma pré produção das imagens deste evento que está acontecendo ao vivo.

A imagem do jogo de futebol então, é transmitida daquela van direto para um satélite contratado pela emissora somente para interligar aquela transmissão da sua pré produção com os estúdios de corte e edição da matriz da emissora. A imagem sai da van que está no estádio, vai para o satélite, é captada pela matriz da emissora, se necessário ela recebe uma nova edição, com cortes, legendas, inserção de publicidade, e só então é enviado ao satélite principal da emissora de onde será captado por alguma operadora de tv por assinatura, codificado no pacote daquela operadora e enviado novamente ao satélite da emissora e captado pelo assinante da operadora. A imagem também pode ser recebida pelas afiliadas da emissora e colocada na transmissão terrestre para os telespectadores.

É esse vai e volta de imagens que provoca o famoso delay da televisão, ou seja, um atraso entre a imagem captada ao vivo e a recebida na casa do espectador, esse delay chega a ser de até 10 segundos entre a captação e o recebimento da imagem na casa do espectador.

Voltando então à Copa do Mundo, o satélite AMAZONAS foi o escolhido para interligar as transmissões nos estádios com diversas emissoras nas Américas e na Europa.

Desta maneira, é natural que diversos Feeds sejam feitos através do satélite Amazonas 1, e para quem gosta de APONTAR sua antena parabólica e captar direto do satélite, esta é uma oportunidade bastante interessante.

Neste momento já há um Feed em teste no satélite Amazonas 1, é o Feed do canal Fox Sports e esta transmissão não está codificada e está sendo feita em resolução HD, o feed está sendo transmitido em Banda KU.

O satélite Amazonas 1 está na posição orbital 55,5ºW, ao lado dos satélite Galaxy 11 e Intelsat 805, que ocupam a mesma posição orbital, e bem próximo dos satélites Amazonas 2, 3 e 4.

O ponto interessante e importante aí, é que muitos já tem antena banda KU apontanda para o Amazonas 2/3 e então, podem aproveitar este apontamento e acrescentar o satélite Amazonas 1 com um kit carona Banda KU, e acrescentando uma chave Diseqc, vão ter os canais do Amazonas 2/3 e também os feeds do satélite Amazonas 1.

E importante salientar que as transmissões de Feeds não ficam ativas 100% do tempo, o que pode dificultar o apontamento para o Amazonas 1, só vai conseguir encontrar se houver algum Feed ativo no satélite, no entanto, captando o Galaxy 11 vai estar com o apontamento pronto para captar o Amazonas 1.

Desta maneira, ao colocar o seu kit carona para captar o Amazonas 1, você pode usar como guia a captação de um transponder do Galaxy 11, que é o satélite que transmite os pacotes da GVT TV.

Para quem quer tentar a captação direta do Feed do Fox Sports no satélite Amazonas 1, ele está sendo transmitido através do transponder 11962 com polarização Horizontal, simbol rate 7200, o FEC não foi determinado, DVB-S2, 8PSK, a compressão que está sendo usada nesta transmissão é H264, ou seja, seu receptor de satélite precisa ser compatível com esta compressão.

Category:

0 comentários